Alunos do curso de Engenharia Agronômica estudam sobre a produção de rapadura

Alunos-do-curso-de-Engenharia-Agronomica-estudam-sobre-a-producao-de-rapadura-5

No último dia 28 de outubro, os acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica tiveram uma aula de cana-de-açúcar e seus derivados. A aula faz parte das disciplinas de ‘Grandes Culturas e Qualidade e Processamento de Alimentos’, sob responsabilidade do Profº Me. Lucas Roberto.

Todo o processo foi apresentado e instruído pelo Sr. Sebastião que há mais de 50 anos realiza esse processo, ele que também faz parte da equipe de colaboradores do Centro Universitário UniBRASÍLIA de Goiás e na Fazenda Escola.

Durante a aula os alunos tiveram apresentação dos processos de produção de um dos subprodutos da cana que é a rapadura. Rapadura é um dos alimentos mais antigos, associado a alimentação dos escravos, onde se alimentavam da “rapa” das tachas de produção de açúcar.

A produção inicia com a moagem da cana para extração do caldo, também saboroso a garapa, posteriormente ele é peneirado para retirada das impurezas e levado ao fogo alto para fervura, afim de retirar a água presente no caldo, no momento que se atinge o ponte de bala ou de puxe, é retirado e resfriado para que assim seja colocado nas formas. Confira!

Veja Também...