4 hábitos para aprender inglês mais rápido

livro-de-ingles-descansando-na-mesa-do-espaco-de-trabalho.opti

Desafio para futuro estudantes e profissionais, há diversas maneiras de acelerar o aprendizado da língua inglesa

Aprender um idioma estrangeiro não é tarefa simples. Para muitos, são anos de  dedicação e esforço para assimilar novos fonemas,  maneiras de falar e expressões diferentes. O esforço também depende da relação de familiaridade entre a sua língua materna e qual o novo idioma que você deseja aprender. Como a língua inglesa hoje é fundamental, não faltam recursos para aprendê-la. Por isso listamos 4 hábitos para aprender inglês mais rápido.

Pelo seu vocabulário simplificado, conjugação verbal relativamente descomplicada e uma proximidade considerável com o português – mesmo alfabeto e ambas de origem europeia – a língua inglesa não é considerada a mais complicada no quesito aprendizagem. Assim, nos 4 hábitos para aprender inglês mais rápido, elencamos hábitos cotidianos, e grátis, que podem ser adotados no aprendizado do idioma.

Vale lembrar que quando se fala em hábitos para aprender inglês mais rápido, é um fator facilitador o idioma fazer parte do nosso dia-a-dia. Isso porque é comum cruzarmos com expressões da língua inglesa em todos os ambientes, e termos também uma grande disponibilidade de produtos culturais vindos dos países anglófonos, como filmes, séries e músicas. 

  1. Assista conteúdos com áudio original

É cômodo sempre assistir séries, filmes, documentários e outros conteúdos audiovisuais dublados em português. Mas quando se fala em hábitos para aprender inglês mais rápido, a combinação de áudio original e legendas é a mais recomendada. Isso porque quando estamos em contato com a língua inglesa diariamente, nosso cérebro tende assimilar e familiarizar o idioma. 

Para além disso, a combinação entre o áudio em inglês e a legenda em português facilita a expansão do vocabulário. Também é destacável a facilidade para se aprender diferentes versões do idioma, expressões cotidianas e gírias. 

  1. Escute músicas em inglês

Da mesma maneira que assistir a conteúdos com áudio original é um dos hábitos para aprender inglês mais rápido, a música também é um bom facilitador. Isso porque auxilia na assimilação de novas palavras, aumentando o vocabulário. Além disso, tanto a escuta quanto a fala são beneficiadas desse maior contato com o  idioma estrangeiro. 

Também é interessante buscar as letras e sua tradução, e até mesmo se esforçar para conseguir cantar, quem sabe? Vale se animar até em um karaokê com os amigos.

De qualquer forma, a assimilação cultural que se tem ao ouvir as canções é um dos mais poderosos hábitos para aprender inglês mais rápido.

  1. Busque ferramentas gratuitas 

Se fazer um curso de inglês é algo indispensável no processo de aprendizagem,  buscar ferramentas para complementar esse aprendizado também é um dos hábitos para aprender inglês mais rápido. Uma das ferramentas mais lembradas pelos internautas é o Duolingo, site que oferece cursos grátis em diversos idiomas, incluindo o inglês. Suas lições simples auxiliam na escrita, vocabulário, escuta e até conversação.

Uma outra ferramenta é o BBC Learning English, um site e aplicativo disponibilizado gratuitamente para não nativos aprenderem gratuitamente o idioma estrangeiro. Disponibilizada pelo grupo britânico BBC, essa ferramenta tem um foco maior nas  variantes europeias da língua. 

Há ainda várias ferramentas que possibilitam treinar a conversação diretamente com nativos, também de forma gratuita. Entre as ferramentas disponíveis estão o  HiNative, o SpeakingPal e o Hello Talk.

  1. Consuma conteúdo jornalístico em inglês

Essa é para aqueles que além de quererem aprender um idioma estrangeiro, também apreciam estarem bem informados. Países de língua inglesa, como os  EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, entre outros, tem excelentes meios de comunicação à disposição na internet. Você pode buscá-los tanto nas versões de leitura quanto em TV, rádio ou podcast. 

Muitas operadoras de TV por assinatura também disponibilizam  canais exclusivamente em inglês. Além de ser um dos hábitos para aprender inglês mais rápido, também te deixa inserido no dia-a-dia desses países, facilitando a assimilação cultural. 

O hábito pode ainda aumentar o rol de informações disponíveis, já que muitas notícias internacionais acabam não chegando aos meios brasileiros, além de cooperar para novas e diferentes fontes de informação, vindas de veículos muito prestigiados mundialmente. 

(Texto: Bruno Corrêa – Assessoria de Comunicação Ecossistema BRAS Educacional)

Veja Também...